Friday, March 09, 2007

Advogado lança livro e embarca no gênero literário


Advogado lança livro e embarca no gênero literário - 24/3/2007 - 10:47

O advogado Jocelino Alves de Freitas descansava de férias e ao mesmo tempo escrevia páginas de um romance para se distrair. O que ele não sabia era que o conteúdo ganharia corpo e se transformaria no livro intitulado “O Cristo da Periferia” (editora DPB, R$ 30,00, 192 pág.), obra que ele lança na próxima terça-feira (27 de março), às 19h, na Livrarias Curitiba Megastore do Shopping Estação, com entrada franca.

O enredo fala de Paulo, um repórter iniciante que é escalado para fazer uma matéria sobre Emanuel, carpinteiro que mora numa vila da periferia e que dizem ser a reencarnação de Jesus Cristo. Lá chegando, encontra uma pessoa aparentemente normal, que nega qualquer santidade. Mas Emanuel não tem nada de normal.

Dono de uma inteligência superior e conhecimento surpreendente para um simples carpinteiro, logo de início lê os pensamentos do repórter. Com o tempo o Cristo da periferia vai tomando consciência de seus poderes, enquanto Paulo segue seus conselhos e cresce na profissão, chegando a editor-chefe e apresentador de um telejornal.

Dez anos depois, Emanuel é espancado até a morte numa delegacia. Paulo então começa a investigar as causas do seu assassinato. Acaba se envolvendo perigosamente com os mandantes da morte do Cristo da periferia, num final da trama que surpreende o leitor.

“Escrevi este livro nas férias de 2002. Terminei rapidamente e em apenas um mês estava pronta a primeira versão, que culminava com a morte de Emanuel e o desaparecimento do corpo, ficando uma incógnita a respeito da ressurreição”, conta Freitas. “Depois de mostrá-lo a diversos amigos, a opinião geral era de que o romance era bom e a história comportava um prosseguimento. Então fiz a ampliação, no ano de 2005, criando mais 19 capítulos”, completa.

Desta vez o repórter mergulha fundo na busca dos assassinos do Cristo da periferia e acaba passando por um processo de reconstrução do seu caráter, aprendendo valores essenciais que haviam sido deixados de lado no seu crescimento profissional e material.

No comments: